Sábado, 15 de Dezembro de 2012

Impressão Digital

Doente VIP

 

Um dos grupos zoológicos mais frequentes no centro de recuperação do Zoomarine (Porto d'Abrigo) é o das tartarugas-marinhas. Dentro deste grupo, a espécie que esteve em recuperação com maior frequência foi a tartaruga-comum (Caretta caretta). No entanto, e embora todos os espécimes em recuperação tenham sempre um maneio dedicado e exemplar, procurando sempre a recuperação e posterior devolução ao meio natural, houve uma tartaruga que ganhou um particular destaque: o Johnny!

 

O Johnny pertence à espécie com a distribuição mais restrita de todas, podendo ser encontrado apenas no Golfo do México, sendo que a maioria das fêmeas (perto de 90%) nidifica apenas numa praia no México (Rancho Nuevo), num fenómeno conhecido como arribada, em que dezenas (ou centenas!) de fêmeas saem da água na mesma altura e se dirigem a terra para colocar os ovos.

 

Como principais ameaças enfrentam a pilhagem dos ninhos, pelas populações locais, que acreditam conter propriedades afrodisíacas, ou por animais domésticos e selvagens, as artes de pesca e a predação natural. Esta espécie está classificada como Criticamente Ameaçada (CR).

 

No final da sua recuperação, o Johnny voou (literalmente) para casa e esta devolução ao selvagem foi certamente um pequeno (mas grande!) contributo para ajudar na conservação da espécie.

publicado por Dept. Educacional do Zoomarine às 00:00
link do post | comentar | favorito
|
A partir de 2012, todas as rubricas elaboradas pelo Departamento Educacional do Zoomarine são editadas ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
_____________________________

.Olimpíadas do Ambiente



Uma geração para mudar o mundo!

.Quiz Mundo Marinho


Campeonato Escolar

.Parceiros pedagógicos


.Visita de estudo ao Zoomarine?


Descubra as
Ofertas Pedagógicas
disponíveis para o seu grupo escolar.

.pesquisar

 

.arquivos

.links

.subscrever feeds

Life Science Blogs - BlogCatalog Blog Directory